O termo Chateaubriand originalmente é usado para designar um corte do filé mignon, considerado o corte bovino mais nobre por causa de sua maciez. Chama-se Chateaubriand o corte transversal do filé mignon que forma um bife grosso, de mais ou menos 3 cm de altura, de formato redondo envolvido lateralmente por uma fatia fina de bacon.
Dado o seu sabor acentuado e agradável o molho usado na receita do filé Chateaubriand passou a ser usado em outras receitas de carne bovina. Sobretudo as carnes assadas e fritas na manteiga. O molho chateaubriand dá especial sabor ao lagarto assado na panela.
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de vinho branco seco (480ml)
3 colheres de sopa de cogumelo fatiado
1 cebola média bem picadinha
4 cebolinhas verdes (20g)
1 ½ cubo de caldo de carne (15g)
1 colher (sobremesa) de maisena (10g)
1 colher (sopa) de suco de limão (15g)
3 colheres (sopa) de Margarina (60g)
Modo de preparo
Em uma panela, coloque o vinho, as cebolinhas, a cebola, o caldo de carne e os leve para ferver. Deixe ferver em fogo baixo por aproximadamente 8 minutos. Retire do fogo e leve a mistura para bater no liquidificador até que a cebolinha tenha se desfeito por completo. Em uma panela, leve a Margarina para derreter. Despeje o conteúdo do liquidificador e os cogumelos na panela, acrescente a maisena dissolvida em pouco de água e cozinhe, mexendo sempre, até engrossar. Retire da panela e sirva como acompanhamento de carnes.